As notícias recentes sobre algumas mídias do marketing direto têm me lembrado muito esse filme. De um lado a medida da Federal Trade Commission americana criando uma lista de exclusão de telefones disponíveis para ações de telemarketing ativo. De outro o crescimento assustador de ações de SPAM e, consequentemente, a demanda por legislação que controle a invasão diária dos computadores.
Na primeira semana de criação, o cadastro de “not call” já contava com mais de 12 milhões de números de telefones cadastrados. A estimativa era que esse número poderia chegar a 60 milhões de aparelhos, ou seja, quase um terço dos 192 milhões de telefones existentes no país.Existe um estudo demografico muito interessante sobre quem foram as pessoas que se registraram na lista nas primeiras semanas (que você pode ler aqui)
Se, por um lado isso pode ser preocupante para a indústria americana de telemarketing, por outro não deixa de ser previsível. Com certeza os respondedores de ações de telemarketing não devem estar entre os que cancelaram suas chamadas e os anunciantes vão economizar muito dinheiro sabendo de antemão para quem não devem ligar – sabidamente telemarketing ativo não é a mídia mais barata que existe.
Do lado do web marketing continua a grita geral contra os spammers e os governos locais, ingenuamente, acreditam que podem barrar o spam a partir de legislação, como se uma legislação brasileira ou americana fosse capaz de impedir os mal intencionados de usar endereços de Tanganica para mandar Spam, o que tem sido feito com cada vez mais freqüência, o que não vai impedir alguns políticos de fazer demagogia a respeito.
Para piorar, com a altíssima penetração da telefonia móvel, passamos a receber chamadas de telemarketing e spam de SMS a qualquer momento do dia ou da noite. Imagino que estejamos muito próximos de sermos atacados por pop-ups na telinha.
Olhando para esse cenário, cada vez mais tenho a sensação que a mala direta e o uso de mídias de massa com anúncios de resposta direta estão a caminho de se tornar o futuro do marketing direto (não se esqueça que o clássico anúncio em jornal de John Caples – “They all laughed when I sat down at the piano” – data da década de 50…do século passado !). Se você imagina que isso pode ser um retrocesso, acredite, pode ser o caminho para incrementar as operações de call center e ser o gerador de muitos acessos a sites que se posicionem como canais de resposta.
Afinal, no fim da história, McFly garante o casamento dos seus pais e a sua própria existência.