Como
você, provavelmente, eu também tenho dividido meu tempo de confinamento em
várias atividades, dentre elas aproveitar para assistir os webinars e lives
que, assim como o coronavírus, se espalharam de forma exponencial nas redes.
Literalmente,
você vai encontrar lives e webinars sobre qualquer tema existente ou
imaginário. Com apresentadores renomados ou ilustres desconhecidos. Sérias e
picaretas.
O
que segue abaixo são algumas conclusões e reflexões sobre as que assisti e as
que participei como apresentador. Espero que possam ser úteis para as suas:
As
pessoas estão sentindo falta de contato humano, por isso, seja pessoal no mundo
virtual. Deixe sua câmera ligada o tempo todo, mesmo quando estiver
compartilhando algum arquivo;
Se for possível (nem
todas as plataformas permitem isso), deixe que os participantes também
apareçam, para quem está falando é importante ver as pessoas;
Faça
sua apresentação de forma estruturada, como nas boas redações da escola:
introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão. Mesmo que você tenha poucos
minutos para falar isso ajuda a compreensão dos seus ouvintes;
Ao encerrar proponha
ações. As pessoas estão perdidas e não precisam ficar ainda mais perdidas
com discursos vagos que não levam a lugar nenhum;
Seja comedido com gráficos, ilustrações e estatísticas. Em
tempos de pandemia estamos com overdose desse tipo de recurso;
Não precisa ler o que está escrito na apresentação,
seus ouvintes são alfabetizados, sua fala serve para ir além do que foi
mostrado, não para repeti-lo;
Cuidado com o estilo
e a linguagem.
Seja adequado ao público e correto sempre
Se for dividir o
espaço com outros palestrantes combine antes quem fala o que. Evite
superposições, a menos que a proposta da live seja a de ter opiniões diferentes
sobre o mesmo problema. É cansativo ouvir “eu também concordo com o fulano” e
não acrescentar nada;
Não faça merchandising durante sua fala. Entendo que muitas
dessas apresentações tem o objetivo de gerar negócios, mas faça o seu
call-to-action só no final e, claro, deixe sempre um meio de contato para seus
ouvintes;
Administre
seu tempo. A apresentação ideal dura de 30 a 40 minutos com mais 15 a 20
minutos para responder perguntas. Sim, deixe as perguntas para o final senão
corre o risco de ser perder no caminho e ter de correr no final, além disso
permite aos que não tem perguntas saírem sem perder conteúdo.
Finalmente,
se um dos objetivos da sua live ou webinar for de capturar leads e, para isso,
as pessoas precisam fazer uma inscrição, coloque um recurso de opt-in para as
pessoas que quiserem continuar a receber comunicações suas. Ficar recebendo 3 a
4 e-mails ou pushes por semana na sequência do evento só vai aumentar as
denúncias de spam contra você.