Transformação digital para que?

« voltar





Desde que eu, o Eduardo Ramalho e o Cláudio Soldera lançamos a Dataonboarding, algumas pessoas têm me perguntado qual é a grande diferença que podemos fazer nos negócios dos nossos clientes e prospects.

Eu poderia escrever aqui um tratado complexo e extenso sobre o tema, mas vou me limitar ao poder do insight que os dados podem trazer para dentro das organizações.

Um autêntico avanço na geração de insights não é indeciso, vacilante em dúvidas sérias ou confuso pela incerteza. É um recurso poderoso e transformador.

É justamente nesse ponto que entram os dados.

A capacidade de lidar com eles do ponto de vista técnico é fundamental, sem dados organizados e que façam sentido para os objetivos estratégicos da empresa não se vai a lugar nenhum.

No entanto, é o olhar cuidadoso e experimentado que vai fazer com que toda essa informação permita a tomada de ações de melhoria de processos, incremento nos resultados de marketing e vendas e, até eventualmente, a geração de receita a partir dos próprios dados.

Onde está então, o poder do insight baseado em dados?

  1. Ele oferece perspectivas de mercado únicas e valiosas que não estão facilmente visíveis para quem só olha para a floresta sem distinguir cada uma de suas árvores e arbustos;
  2. É a bússola que ajuda a navegar no oceano de alternativas que estão disponíveis num mundo onde tudo virou multi alguma coisa;
  3. Funciona como um detector de metais que garante a segurança num campo minado de armadilhas lesivas às empresas;
  4. Educa sobre as novas questões que se colocam diante dos gestores e sobre novas possibilidades de gerar resultados
  5. Garante um sistema permanente de consultas e de aconselhamento para as organizações.

O insight é tudo sobre aprender novas formas de pensar, impelindo-nos a recalcular nossas perspectivas e abordagens atuais. Novas perspectivas sobre nossas necessidades mais prementes.

Algo que não só faça algum barulho, mas na verdade gere ação