BLOG

11 de março

O X da questão é o C

Quando em 1967, ou seja, há 53 anos, Philip Kotler sistematizou teoricamente o marketing no seu “Administração de Marketing”, ele já definia a prática como a de atender as necessidades dos consumidores com uma oferta de valor que fosse relevante para eles. Eu comecei a estudar marketing em 1981 e a recomendação do meu primeiro […]

Leia mais
27 de janeiro

O que eu aprendi com a minhas metas

Nas antigas corridas de bigas na Grécia e em Roma, meta era a linha de chegada. Todos os competidores poderiam atravessar a meta, mas o ganhador era (e ainda é) quem ultrapassa a linha em primeiro lugar. Eu costumo ter um conjunto de metas, pessoais e profissionais. Uma delas é a de leitura. Até o […]

Leia mais
27 de novembro

Mehrabians me mordam!

Virginia Fantoni Albert Mehrabian, nascido em 1939 no Irã, professor de psicologia na Universidade da California, só não está se revirando no túmulo porque ainda não morreu, se bem que, se a falácia continuar, ele logo desistirá da luta e trocará a árdua tarefa de se explicar pela quem sabe  mais árdua tarefa  de tentar […]

Leia mais
5 de novembro

As melhores maneiras de fracassar com…*

Em meados desse ano, a McKinsey publicou um artigo sobre as 10 bandeiras vermelhas que mostram que sua área de analytics em breve, irá por água abaixo. Alguns desses sinais são comuns para a implementação de vários processos, não só os que estão em voga, mas também alguns antigos que continuam fracassando de forma retumbante […]

Leia mais
23 de abril

Como matar sua marca com automação de marketing

Antes que você, meu leitor, ache que vou falar mal de automação de marketing gostaria de lembrar que não só eu sou um defensor do seu uso, como professor que dá aulas sobre esse tema. Talvez, por isso mesmo, fico furioso quando alguém faz a besteira que vou contar, até pelo fato de que isso […]

Leia mais