Estudando um pouco mais sobre métricas em marketing, um assunto ao qual me dedico há muito tempo, encontrei um texto que lista 117 métricas diferentes. Sim, você não leu errado, nem foi erro de digitação. Cento e dezessete! As empresas estão se afogando em dados e, quanto mais informação, sem filtro ou análise, maior a […]
Leia maisEm tempos remotos, as empresas tinham seu valor calculado pelos ativos que possuíam, incluindo suas marcas. Nos últimos 20 anos do século passado, passaram a ser avaliadas pelas suas carteiras de clientes. Atualmente, muitas têm sido compradas pela sua equipe de trabalho. Num bate papo recente um colega de mercado comentou que tinha perdido um […]
Leia maisVocê era cliente Mais do Pão de Açúcar (ou de qualquer outro programa de fidelização de supermercados). Digitava seu CPF no caixa e recebia descontos. Ou era cliente das Lojas Americanas, onde aproveitava os baixos preços de alguns produtos, como qualquer outro ser humano que entrasse na loja. Também gostava das propagandas de Natal da […]
Leia maisEm 1994, o professor Teixeira Coelho da ECA-USP, publicou um artigo denominado “Pedagogia do telhado”, falando sobre os modelos de ensino-aprendizagem. Resumidamente, ele explicava que existem três formas de relacionamento entre o indivíduo e o mundo, a saber: O primeiro se dá através da sensibilidade e do qualitativo que estimulam a busca de respostas para […]
Leia maisUma matéria de “O Estado de São Paulo” de setembro passado, apontava que 68% dos executivos brasileiros diziam ter dificuldades para contratar pessoal qualificado. O estudo realizado pela McKinsey também mostrava que esse número era muito maior nas nossas plagas do que em outros países sul-americanos. Os efeitos dessa realidade apontam para situações críticas, seja […]
Leia mais