BLOG

13 de outubro

Feedback, esse desconhecido

“Feedback é como dinheiro, todo mundo quer, mas poucos se dispõe a dar.” O Prof. Isaac Epstein, de saudosa memória, ensinava que feedback é a informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão. Ou seja, uma comunicação sem feedback e nada são […]

Leia mais
23 de março

Ei, você aí, me dá um e-mail aí…

Não é de hoje que muitas empresas capturam listas de suspects e de prospects oferecendo algum tipo de serviço ou de conteúdo em troca de um endereço de contato, normalmente um endereço de e-mail com opt-in explícito ou embutido. Se eu quiser receber a newsletter da Colloquy ou as manchetes da Advertising Age é o […]

Leia mais
29 de outubro

O fator analógico do marketing digital

Não é fácil falar em marketing digital num mundo que está repleto de informações a respeito desse assunto. Sempre existe o risco de ser redundante, superficial ou irrelevante. Convidado a falar a esse respeito, por 6 minutos, num evento da M11 Education, me lancei ao duplo desafio do tempo e do conteúdo. Existem várias formas […]

Leia mais
16 de outubro

Marketeiro sim!

Provavelmente, ao final desse texto, você irá me acusar de corporativismo. E, de certa forma, você estará certo. Não no sentido original do corporativismo como modelo político mas pelo fato de que eu venho aqui defender a minha classe profissional. Durante as eleições de 1989, os profissionais que cuidavam da comunicação dos candidatos receberam o […]

Leia mais