BLOG

14 de junho

O preço das coisas

Fábio Adiron Quem é da minha geração, um pouco mais ou um pouco menos, e estudou marketing, administração, economia e afins, aprendeu a respeito de precificação com o clássico de Richard Leftwich, “O sistema de preços e alocação de recursos”, publicado originalmente na década de 70. O livro apresentava desde os conceitos mais básicos de […]

Leia mais
30 de maio

Criatividade e inovação

Fábio Adiron Desde a antiguidade até a idade média a criatividade era vista como um dom divino, somente durante o renascimento e, principalmente durante o iluminismo ela perdeu essa natureza mística e passou a ser atribuída como uma habilidade humana. Mesmo no seu período místico, muitos entendiam esse processo como uma forma de descoberta e […]

Leia mais
25 de maio

Uma referência macabra

Fábio Adiron No começo dos anos 80, quando estudava na FAAP, conheci a Musical Box, uma loja de discos na praça Vilaboim, que tinha o melhor estoque de discos de música clássica. Além disso tinha o Alan (dono da loja) e o Maurício que procuravam entender o gosto de cada cliente e fazer indicações muito […]

Leia mais
17 de maio

Um lance de dados

Fábio Adiron Un coup de dés jamais n’abolira le hasard[1] escreveu Stephanne Mallarmé, naquele que é considerado o primeiro poema tipográfico da história. O nosso objetivo como profissionais que trabalham com dados é sempre o de desmentir o poeta, reduzindo ao mínimo as possibilidades do acaso. E, para isso, precisamos entendê-los cada vez melhor. Alguns […]

Leia mais
27 de abril

O spleen de Grant

Fábio Adiron You shall digest the venom of your spleen,Though it do split you; for, from this day forth,I’ll use you for my mirth, yea, for my laughter,When you are waspish. (Shakespeare – Julius Caesar – Ato IV, cena III) Na semana passada, em um texto publicado no New York Times[1] e republicado em português […]

Leia mais