Desde que eu, o Eduardo Ramalho e o Cláudio Soldera lançamos a Dataonboarding, algumas pessoas têm me perguntado qual é a grande diferença que podemos fazer nos negócios dos nossos clientes e prospects.
Eu poderia escrever aqui um tratado complexo e extenso sobre o tema, mas vou me limitar ao poder do insight que os dados podem trazer para dentro das organizações.
Um autêntico avanço na geração de insights não é indeciso, vacilante em dúvidas sérias ou confuso pela incerteza. É um recurso poderoso e transformador.
É justamente nesse ponto que entram os dados.
A capacidade de lidar com eles do ponto de vista técnico é fundamental, sem dados organizados e que façam sentido para os objetivos estratégicos da empresa não se vai a lugar nenhum.
No entanto, é o olhar cuidadoso e experimentado que vai fazer com que toda essa informação permita a tomada de ações de melhoria de processos, incremento nos resultados de marketing e vendas e, até eventualmente, a geração de receita a partir dos próprios dados.
Onde está então, o poder do insight baseado em dados?
O insight é tudo sobre aprender novas formas de pensar, impelindo-nos a recalcular nossas perspectivas e abordagens atuais. Novas perspectivas sobre nossas necessidades mais prementes.
Algo que não só faça algum barulho, mas na verdade gere ação