Live, but don´t let die

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Foto: Ferris Bueller

Como você, provavelmente, eu também tenho dividido meu tempo de confinamento em várias atividades, dentre elas aproveitar para assistir os webinars e lives que, assim como o coronavírus, se espalharam de forma exponencial nas redes.

Literalmente, você vai encontrar lives e webinars sobre qualquer tema existente ou imaginário. Com apresentadores renomados ou ilustres desconhecidos. Sérias e picaretas.

O que segue abaixo são algumas conclusões e reflexões sobre as que assisti e as que participei como apresentador. Espero que possam ser úteis para as suas:

  1. As pessoas estão sentindo falta de contato humano, por isso, seja pessoal no mundo virtual. Deixe sua câmera ligada o tempo todo, mesmo quando estiver compartilhando algum arquivo;
  2. Se for possível (nem todas as plataformas permitem isso), deixe que os participantes também apareçam, para quem está falando é importante ver as pessoas;
  3. Faça sua apresentação de forma estruturada, como nas boas redações da escola: introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão. Mesmo que você tenha poucos minutos para falar isso ajuda a compreensão dos seus ouvintes;
  4. Ao encerrar proponha ações. As pessoas estão perdidas e não precisam ficar ainda mais perdidas com discursos vagos que não levam a lugar nenhum;
  5. Seja comedido com gráficos, ilustrações e estatísticas. Em tempos de pandemia estamos com overdose desse tipo de recurso;
  6. Não precisa ler o que está escrito na apresentação, seus ouvintes são alfabetizados, sua fala serve para ir além do que foi mostrado, não para repeti-lo;
  7. Cuidado com o estilo e a linguagem. Seja adequado ao público e correto sempre
  8. Se for dividir o espaço com outros palestrantes combine antes quem fala o que. Evite superposições, a menos que a proposta da live seja a de ter opiniões diferentes sobre o mesmo problema. É cansativo ouvir “eu também concordo com o fulano” e não acrescentar nada;
  9. Não faça merchandising durante sua fala. Entendo que muitas dessas apresentações tem o objetivo de gerar negócios, mas faça o seu call-to-action só no final e, claro, deixe sempre um meio de contato para seus ouvintes;
  10. Administre seu tempo. A apresentação ideal dura de 30 a 40 minutos com mais 15 a 20 minutos para responder perguntas. Sim, deixe as perguntas para o final senão corre o risco de ser perder no caminho e ter de correr no final, além disso permite aos que não tem perguntas saírem sem perder conteúdo.
  11. Finalmente, se um dos objetivos da sua live ou webinar for de capturar leads e, para isso, as pessoas precisam fazer uma inscrição, coloque um recurso de opt-in para as pessoas que quiserem continuar a receber comunicações suas. Ficar recebendo 3 a 4 e-mails ou pushes por semana na sequência do evento só vai aumentar as denúncias de spam contra você.